top of page
iypt-abertura.jpg

Sobre a IYPT

Sobre o torneio

O IYPT Brasil é a versão brasileira do Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, na sigla em inglês). Foi organizado pela primeira vez em 2004 sob o nome de Torneio Brasileiro de Jovens Físicos. Foi interrompido em 2007 para ser retomado em 2010, desta vez sob responsabilidade da associação cultural B8 Projetos Educacionais. Atualmente o torneio está passando por uma mudança de coordenação.

​

A competição anual dura três dias, seguindo modelo similar ao da versão internacional, inclusive com os mesmos problemas propostos pelo IOC (International Organizing Committee). Com base nos resultados desse torneio, é formada a equipe que representa o Brasil no Torneio Internacional.

​

Diferentemente de outras olimpíadas científicas, a IYPT não é baseada em provas. A competição é baseadas em debates conhecidos como Physics FightsO objetivo das soluções não é calcular ou chegar à “resposta correta”, pois não existe essa noção aqui. O Torneio é bastante orientado a conclusões, pois os participantes precisam projetar e realizar experimentos e tirar conclusões argumentadas a partir do resultado dos experimentos.

​

A competição em si não é uma competição de caneta e papel, mas uma encenação de uma discussão científica (ou defesa de uma tese) onde os participantes assumem os papéis de Repórter, Oponente e Revisor e são avaliados por um Júri internacional.

​

A beleza do Torneio é que as equipes podem seguir caminhos bem diferentes para enfrentar o mesmo problema. Desde que permaneçam dentro do enunciado do problema amplamente definido, todas as rotas são legítimas e as equipes serão julgadas de acordo com a profundidade alcançada por suas investigações.

​

Encorajamos que assista os Physics Fights abaixo, do torneio nacional de 2017, para obter uma ideia do funcionamento de um desses debates, e as discussões entre o relator, oponente, e avaliador.

bottom of page